terça-feira, 28 de setembro de 2010

O Professor frente às TICs no Proeja: um olhar investigativo no município de Alegrete/RS



 
Vivemos hoje num mundo em constante modificação, principalmente no campo tecnológico e didático, o que resulta em mudanças significativas no ato de ver, sentir, aprender e reagir do ser humano (BELONI, 2001, p. 7-8).
 As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e sua utilização através das diferentes mídias como internet, filmes, rádio, televisão, games, livros, jornais, e outras, representam ferramentas indispensáveis para o desenvolvimento da vida intelectual do ser humano, pois elas estimulam as pessoas que possuem um grande potencial cultural e educacional a ser explorado.
Para Carvalho (2000, p. 237) “Informação é o conjunto de dados que, se fornecido sob forma e tempo adequados, melhora o conhecimento da pessoa que recebe, e a habilita a desenvolver melhor determinada atividade, ou a tomar decisões melhores”. Como a informação tem o poder de mudar culturalmente a vida de homens e mulheres, cabe então, refletir pedagogicamente em como utilizá-la com sabedoria na prática docente, com grandes mudanças no campo tecnológico e de comunicação, pois novas formas de informação e comunicação surgem e com elas modificam-se os ambientes de aprendizagem e novos percursos de aprendizagem são exigidos. O processo de ensino-aprendizagem em em ead exige cada vez mais do professor dedicação para que o conteúdo ministrado seja repassado de uma forma dinâmica, eficiente e prazerosa.

Frente a essa problemática, existe a necessidade da utilização de outros recursos didáticos que auxiliem no ensino com o intuito de dinamizar os conteúdos abordados em sala de aula. O objetivo principal desta pesquisa é identificar que tipos de recursos didáticos com base nas TICs
Assim, é preciso refletir como e de que maneira esses sinais são percebidos pela escola e se os professores e as professoras acompanham essas mudanças, pois elas apresentam impactos na prática docente, especificamente na maneira de ensinar.

Nenhum comentário: